Perguntas Frequentes

Os cuidados de Quiropraxia são seguros?
Sim, as evidências provam que a Quiropraxia é uma forma segura e eficaz de cuidado quando feito por profissional qualificado e devidamente registrado. Tratamentos quiropráticos são seguros para todas as idades, desde crianças até idosos. Nosso tratamento é seguro, porque é natural, não invasivo e sem intervenção medicamentosa ou cirúrgica.


O tratamento de Quiropraxia é doloroso?
Os tratamentos geralmente não são dolorosos, embora os pacientes que se apresentam com dor mais intensa possam apresentar um pouco de desconforto por razões óbvias. No entanto, sempre prestamos cuidados respeitando as necessidades individuais de cada pessoa. Os pacientes podem experimentar alguns efeitos leves após o tratamento, tais como sensação de rigidez ou cansado por um dia ou mais – estes são normalmente menores e não duram por muito tempo.

A Quiropraxia pode me ajudar?
A Quiropraxia tem ajudado milhões de pessoas que sofrem de todos os tipos de problemas no mundo todo. A Quiropraxia trabalha com a coluna vertebral e sua relação íntima com o sistema nervoso, que controla todas as suas funções corporais. Através da otimização da coluna vertebral e biomecânica das articulações, a irritação e o estresse são removidos e a sua saúde restaurada.

Quiropraxistas podem tratar somente dores nas costas ou pescoço?
A Quiropraxia é uma forma eficaz de tratamento para dores nas costas e pescoço, bem como uma série de outras condições, incluindo braços, ombros e dor nas pernas, dores de cabeça, lesões esportivas e os efeitos da gravidez. Você pode se surpreender ao saber que pesquisas têm fornecido evidências de que a quiropraxia é também eficaz para as crianças, alguns tipos de asma, enxaqueca, artrite e cólica infantil e outras aparentemente “não espinhais” condições.

Se eu não tiver dores, preciso da Quiropraxia?
Infelizmente, nem sempre você sabe! A única maneira de realmente saber se sua coluna está saudável é sendo examinado por um quiropraxista habilitado. Às vezes não apresentamos sinais físicos que temos problemas comuns, como nos casos em que não sabemos de câncer ou doença cardíaca por exemplo, até que seja tarde demais.
Todos fazemos check-ups regulares com oftalmologista, dentista ou médico, como forma de prevenção. Estamos dependentes da nossa coluna vertebral e articulações para as atividades cotidianas, esportes e postura. A Quiropraxia ajuda a garantir que todas as articulações do corpo, especialmente a coluna vertebral estão funcionando corretamente e, portanto, não colocando esforço anormal ou interferência sobre os nervos que saem da coluna, que por sua vez poderiam causar um funcionamento anormal dos órgãos que recebem estas inervações.

Eu tenho que ter um raio-x (radiografia)?
Seu quiropraxista só irá recomendar que um raio-x seja realizado se houver razões clínicas para isso. Como todos os profissionais de saúde, Quiropraxistas devem cumprir a legislação que rege o uso de raios-x.

De quantas consultas vou precisar?
Antes de uma resposta para esta pergunta, pergunte-se a si mesmo o que você quer do tratamento? O seu objetivo é simplesmente se livrar da dor e os sintomas? Você quer evitar que o problema volte? Você quer manter a sua saúde? Suas respostas a estas perguntas irão determinar quantas vezes você deverá ter tratamento quiroprático. Você terá recomendado um plano de tratamento, dependendo da sua queixa, a duração do problema e suas próprias necessidades e objetivos individuais.

O Tratamento quiroprático pode evitar que o problema volte?
Uma vez corrigido o problema inicial e você tendo músculos mais fortes após os exercícios recomendados, sugerimos que você mantenha um programa periódica de exames da coluna que manterão sua saúde em seu ideal, reduzindo assim a probabilidade de recorrência. Como muitos outros especialistas reconhecem, a prevenção é a chave para reduzir as recorrências das condições existentes e também ajudar a minimizar o desenvolvimento de novas lesões.
Voltar periodicamente minimiza a irritação espinhal e dos nervos. Reduz a recorrência de problemas antigos, evita novos problemas, reduz mudanças degenerativas, melhorando a sua saúde e bem-estar.

Preciso de uma indicação do meu médico?
Não, os quiropraxistas, a partir da avaliação inicial, vão chegar a um diagnóstico sob o tratamento quiroprático adequado e encaminhá-lo ao especialista adequado.

Como faço para selecionar um Quiropraxista?
Você pode localizar um Quiropraxista habilitado junto ao site da Associação Brasileira de Quiropraxia (www.quiropraxia.org.br). Assim, você estará tendo a certeza de que o profissional que estará tratando do seu corpo é devidamente reconhecido junto às entidades reguladoras da Quiropraxia no mundo todo.

O tratamento quiroprático é recomendado para crianças?
Sim, as crianças podem se beneficiar de tratamento quiroprático. As crianças são muito ativas fisicamente e normalmente sofrem muitas quedas, seja em decorrência das atividades da vida diária, seja na prática de esportes.Outro motivo de escolioses é excesso de peso das mochilas escolares.

Por que há um som de estalo quando uma articulação é ajustada?
O ajuste de uma articulação pode resultar na liberação de uma bolha de gás entre as juntas e é isso que faz os sons de estalo – é o mesmo que quando você faz um “crack” nas suas juntas. O ruído é causado pela alteração na pressão dentro da articulação. Não há dor envolvida.

Quanto tempo é necessário para a formação dos Quiropraxistas?
A educação recebida pelos Quiropraxistas é extremamente minuciosa e exigente. Os aprovados em um Curso de Nível Superior em Quiropraxia estarão inseridos em um programa de formação com duração de 4 a 5 anos, similar ao desenvolvido na formação de médicos e outros profissionais da área da saúde. O curso inclui estudo aprofundado de anatomia, fisiologia, neurologia, diagnóstico, radiologia, biomecânica e técnicas de realinhamento articular, tanto da coluna vertebral quanto de outras articulações.

Sempre pergunte ao seu Quiropraxista se você tiver dúvidas ou preocupações.